Curso: Português para Estrangeiros Disciplina: Língua portuguesa I (livro 1) Conteúdo programático:
Gramática
- Artigos definidos
- Pronomes pessoais
- Pronomes possessivos (adjetivos e substantivos)
- Pronomes demonstrativos (adjetivos e substantivos)
- Pronomes e advérbios interrogativos
- Verbos no presente do indicativo:
- Ser
- Precisar
- Ligar
- Morar
- Ter (ter, ter que/de, ter = existir)
- Estar (estar, estar + adjetivo, estar com + substantivo, estar + com vontade de + verbo, estar + verbo – “r” + NDO)
- Querer
- Achar
- Estudar
- Trabalhar
- Ir
- Poder
- Saber e conhecer (contraste)
- Vir
- Preferir
- Verbos no futuro e futuro com o verbo ir + verbo
- Conjuncões: mas, nem… nem, enquanto
- Locuções adverbiais de tempo (antes de, depois de, de manhã, de tarde (= à tarde) e de noite (= à noite), às segundas, às terças etc.)
- Preposições:
- De (+ advérbios de lugar, com o verbo gostar)
- Em (com o verbo morar e em + artigo)
- Para (para + artigo + lugar)
Vocabulário
- Expressões de sobrevivência (em sala de aula)
- Alfabeto
- Nacionalidades e profissões
- Expressões e inversão
- Números (de 1 a 1003)
- Relacionamentos (família)
- Documentos oficiais e extraoficiais
- Moeda corrente no Brasil
- Tipos de restaurante e menus
- Comidas e bebidas
- Adjetivos
- Dias da semana e meses do ano
- Entretenimento
- Meios de transporte e verbos de locomoção
Oralidade
- Comentários sobre experiências e relatos, com foco nos tópicos abordados, incluindo:
- Cumprimentos e despedidas
- Apresentações
- Respostas sobre pessoas
- Números de telefone, idade e horas
- Rotina
Compreensão Oral
- Exercícios com áudio para identificação de:
- Tópicos principais
- Detalhes
- Informações específicas
Leitura
- Compreensão de textos adaptados e autênticos sobre os tópicos desenvolvidos, como:
- Mensagens instantâneas e recados
- Rotina
- Cafeteria
- Terminal rodoviário Tietê
- Árvore genealógica
- Locomoção na cidade de São Paulo
- O que fazer no seu bairro
- Parques de São Paulo
- Características pessoais
Escrita
- Produção de linguagem escrita com foco em revisão textual, abordando os tópicos estudados.